Centro Interpretativo da Memórias da Misericórdia de Braga - Palácio do Raio

 

Home page Acção Social Irmandade Farmácia Culto CIMMB Palácio do Raio

 

 

 

PALÁCIO DO RAIO


É uma importante obra da arquitectura barroca do país na da cidade de Braga. Tem mais de 250 anos, o Palácio do Raio, ou Casa do Mexicano como também é conhecido, iniciou em 2015 um novo capítulo da sua história, Aberto à cidade como Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga.

Construído entre 1752-55 sob o desenho de André Soares, o palacete serviu de habitação à família de João Duarte de Faria, o primeiro proprietário, e foi adquirido, já em 1853, por Miguel José Raio, que acabou por lhe dar nome. Nos finais do século XIX, o edifício, hoje classificado como Imóvel de Interesse Público, passou para as mãos da Santa Casa da Misericórdia de Braga.


Durante várias décadas acolheu serviços hospitalares e, em 2012, voltou utilização da Misericórdia que o reabilitou integralmente, num projecto co-financiado pelo ON.2 – O Novo Norte.

No Centro Interpretativo é possível observar a história da multissecular da Santa Casa, através de núcleos temáticos. Da arte sacra, à pintura, passando pela escultura e cerâmica, até à ourivesaria e documentação arquivística, o acervo da exposição permanente é apresentado de forma interactiva e dinâmica, com sonoplastia ambiente, vídeos e outros elementos que permitem também contemplar toda a beleza arquitectónica e artística do edifício.

A visita começa com a evocação de dois dos maiores símbolos da arquitectura bracarense: André Soares e Carlos Amarante. O visitante é convidado a conhecer a história da Irmandade e da Misericórdia de Braga, com enfoque ao papel desempenhado no assistencialismo e apoio aos mais necessitados. E porque falar da Misericórdia é também falar do Hospital de S. Marcos, fundado em 1508, o Centro Interpretativo mostra artigos ligados à botica e utensílios médicos do antigo hospital. Expostos estão ainda documentos dos séculos XVI, XVII e XVIII que guardam o passado dos cuidados de saúde prestados no Hospital de S. Marcos.

Destaca-se, também, o património imaterial da Santa Casa relacionado com lanternas e bandeiras processionais, o farricoco e os fogaréus remetem o visitante para a procissão do Senhor ‘Ecce Homo’, organizada desde tempos antigos pela Misericórdia.

 


 

         
   

   Diretora: Manuela Machado

   Palácio do Raio

   Rua do Raio,400 4700-920 Braga    TLF+351 253 206 520

   HORÁRIO

   Ter - Sáb: 10:00 - 13:00 | 14:30 - 18:30

   Entrada Livre

 

     
   

Home page | Acção Social | Irmandade | Farmácia | Culto | CIMMB Palácio do Raio