Cultura
A MISERICÓRDIA ORGANIZOU O II CONGRESSO DA MISERICÓRDIA DE BRAGA
Repensar e Revitalizar o Envelhecimento
22 de outubro 2021
Via On-Line
Ao longo das últimas décadas, além da percentagem de pessoas idosas na população ter aumentado, também se alterou o seu perfil, assim como os modos de vida da sociedade portuguesa, exigindo um renovado olhar por parte da sociedade e dos governos sobre os idosos e as estruturas de assistência à terceira idade, cujo modelo deve ser repensado e adaptado aos novos padrões de cultura na área sénior.
Este congresso pretende congregar vários especialistas desta área do conhecimento, para discutir, partilhar e refletir sobre as práticas vigentes, contribuindo para o desenvolvimento do debate em torno do envelhecimento e do novo modelo de resposta que o país deve adotar.
Santa Casa da Misericórdia de Braga
Laboratório de Paisagens, Património e Território (Universidade do Minho)
Prémio de Investigação “Dr. João Eulálio Peixoto de Almeida”
Com o intuito de aprofundar a investigação historiográfica sobre a Santa Casa da Misericórdia de Braga, a Instituição promove, com periodicidade bianual, o Prémio de Investigação Dr. João Eulálio Peixoto de Almeida.
Pretendendo premiar o melhor trabalho original de teor historiográfico sobre a Santa Casa da Misericórdia de Braga, ou, de algum modo, com esta relacionado, nas diversas áreas do saber, designadamente, economia específica de âmbito assistencial e social, antropológico, patrimonial, cultural, artístico, religioso ou outro, no quadro do aprofundamento da matriz identitária e comunitária da Instituição, de qualquer tempo histórico, será atribuído um prémio de 1.500 euros ao melhor trabalho concorrente e a publicação da referida obra em edição própria ou, em alternativa, inserindo o mesmo na Revista “Misericórdia de Braga”, do qual detém os direitos autorais.
Este Prémio prevê também a possibilidade de atribuição de menções honrosas às obras que o júri considerar dignas de tal distinção.
O prémio destina-se a cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores de idade, sendo que os trabalhos a concurso deverão ser entregues pessoalmente ou via postal, até 31 de julho de 2022, para a Santa Casa da Misericórdia de Braga (Palácio do Raio, rua do Raio, n.º 400, 4700-920 Braga).

Regulamento

Encontra-se disponível o livro comemorativo dos 500 anos da Misericórdia de Braga, da autoria dos Professores Doutores José Viriato Capela e Marta Lobo de Araújo, do Departamento de História da Universidade do Minho. Pode ser adquirido nos serviços administrativos da Santa Casa da Misericórdia de Braga, mediante a quantia de 25 €.
Esta obra, de 590 páginas, dividida em seis capítulos principais e vários subcapítulos, analisa a história da Instituição na longa duração dos seus 500 anos, revisitando as fontes dos Arquivos próprios à Misericórdia e alargando o foco de análise a vários arquivos onde existe documentação alusiva à atividade da Santa Casa, como foi o caso do Arquivo Municipal e do Governo civil de Braga, e ainda os Arquivos das confrarias de Santa Cruz, S. Vicente e Santíssima Trindade, algumas das mais importantes associações da Braga moderna. Também se consultaram as fontes existentes no Arquivo Municipal de Penafiel e os Arquivos da Torre do Tombo, da Misericórdia de Lisboa, Histórico Militar e da Biblioteca da Ajuda, no sentido de uma compreensão mais global da instituição em si e nas suas múltiplas relações com as instituições e sociedade bracarense que a viu nascer e crescer e para a qual ela contribuiu de muitas maneiras.
Informamos que os eventuais interessados em receber o livro por correio devem indicar: 1. Nome completo; 2. Morada correta de envio;3. NIF (*) (*) Os custos inerentes ao envio à cobrança é de 12,00 €.

Boletim nº22

Boletim nº23

Boletim nº24

Boletim nº 25

Boletim nº26

Boletim nº27

Boletim nº28

Boletim nº29

Boletim nº 30

Boletim nº34
CONCERTO DE NATAL
A Santa Casa da Misericórdia realizou na Igreja do Hospital de São Marcos no dia 3 de Dezembro, um Concerto de Natal, pelo Coro Orquestra Académica do aestro TobY Hoffman.

Capa da Revista nº 16
Versão digital da Revista da Misericórdia nº18