Cultura

Encontra-se disponível o livro comemorativo dos 500 anos da Misericórdia de Braga, da autoria dos Professores Doutores José Viriato Capela e Marta Lobo de Araújo, do Departamento de História da Universidade do Minho. Pode ser adquirido nos serviços administrativos da Santa Casa da Misericórdia de Braga, mediante a quantia de 25 €.

Esta obra, de 590 páginas, dividida em seis capítulos principais e vários subcapítulos, analisa a história da Instituição na longa duração dos seus 500 anos, revisitando as fontes dos Arquivos próprios à Misericórdia e alargando o foco de análise a vários arquivos onde existe documentação alusiva à atividade da Santa Casa, como foi o caso do Arquivo Municipal e do Governo civil de Braga, e ainda os Arquivos das confrarias de Santa Cruz, S. Vicente e Santíssima Trindade, algumas das mais importantes associações da Braga moderna. Também se consultaram as fontes existentes no Arquivo Municipal de Penafiel e os Arquivos da Torre do Tombo, da Misericórdia de Lisboa, Histórico Militar e da Biblioteca da Ajuda, no sentido de uma compreensão mais global da instituição em si e nas suas múltiplas relações com as instituições e sociedade bracarense que a viu nascer e crescer e para a qual ela contribuiu de muitas maneiras.

  • Informamos que os eventuais interessados em receber o livro por correio devem indicar: 1. Nome completo; 2. Morada correta de envio;3. NIF (*) (*) Os custos inerentes ao envio à cobrança é de 12,00 €.
Boletim 22.pdf

Boletim nº22

Boletim 23 - Arquivo.pdf

Boletim nº23

Boletim 24.pdf

Boletim nº24

Historia do Hospital.pdf

História do Hospital

CONCERTO DE NATAL

A Santa Casa da Misericórdia realizou na Igreja do Hospital de São Marcos no dia 3 de Dezembro, um Concerto de Natal, pelo Coro Orquestra Académica do Departamento de Música da Universidade do Minho, sob a direcção do Maestro TobY Hoffman.