Cultura

Prémio de Investigação “Dr. João Eulálio Peixoto de Almeida”

2ª Edição – Abertura de candidaturas

 

Com o intuito de aprofundar a investigação historiográfica sobre as Misericórdias, a Instituição promove, com periodicidade bianual, o Prémio de Investigação Dr. João Eulálio Peixoto de Almeida. 

Pretendendo premiar o melhor trabalho original de teor historiográfico sobre as Misericórdias, ou, de algum modo, com estas relacionado, nas diversas áreas do saber, designadamente, economia específica de âmbito assistencial e social, antropológico, patrimonial, cultural, artístico, religioso ou outro, no quadro do aprofundamento da matriz identitária e comunitária da Instituição, de qualquer tempo histórico, será atribuído um prémio de 1.500 euros  ao melhor trabalho concorrente e a publicação da referida obra em edição própria ou, em alternativa, inserindo o mesmo na Revista “Misericórdia de Braga”, do qual detém os direitos autorais.

Este Prémio prevê também a possibilidade de atribuição de menções honrosas às obras que o júri considerar dignas de tal distinção.

O prémio destina-se a cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores de idade, sendo que os trabalhos a concurso deverão ser entregues pessoalmente ou via postal, até 31 de julho de 2024, em Santa Casa da Misericórdia de Braga (Palácio do Raio, rua do Raio, n.º 400, 4700-920 Braga). 


Regulamento Premio Dr. Joao Eulalio Peixoto de Almeida_revisto_final 2023.pdf

Encontra-se disponível o livro comemorativo dos 500 anos da Misericórdia de Braga, da autoria dos Professores Doutores José Viriato Capela e Marta Lobo de Araújo, do Departamento de História da Universidade do Minho. Pode ser adquirido nos serviços administrativos da Santa Casa da Misericórdia de Braga, mediante a quantia de 25 €.

Esta obra, de 590 páginas, dividida em seis capítulos principais e vários subcapítulos, analisa a história da Instituição na longa duração dos seus 500 anos, revisitando as fontes dos Arquivos próprios à Misericórdia e alargando o foco de análise a vários arquivos onde existe documentação alusiva à atividade da Santa Casa, como foi o caso do Arquivo Municipal e do Governo civil de Braga, e ainda os Arquivos das confrarias de Santa Cruz, S. Vicente e Santíssima Trindade, algumas das mais importantes associações da Braga moderna. Também se consultaram as fontes existentes no Arquivo Municipal de Penafiel e os Arquivos da Torre do Tombo, da Misericórdia de Lisboa, Histórico Militar e da Biblioteca da Ajuda, no sentido de uma compreensão mais global da instituição em si e nas suas múltiplas relações com as instituições e sociedade bracarense que a viu nascer e crescer e para a qual ela contribuiu de muitas maneiras.

Boletim 22.pdf

Boletim nº22

Boletim 23 - Arquivo.pdf

Boletim nº23

Boletim 24.pdf

Boletim nº24

Boletim 25.pdf

Boletim nº 25

Boletim 26.pdf

Boletim nº26

Boletim 27.pdf

Boletim nº27

CA 9601 Boletim Misericordia Braga 28.pdf

Boletim nº28

Boletim 29.pdf

Boletim nº29

Boletim nº 30.pdf

Boletim nº 30

Boletim 34.pdf

                          Boletim nº34

Boletim 35.pdf

Boletim nº35

Revista Misericordia de Braga 18.pdf
Revista Misericordia de Braga 19.pdf

            Capa da Revista nº 16

Versão digital da Revista da Misericórdia nº18

Versão digital da Revista da Misericórdia nº19