Outras Actividades

A Misericórdia de Braga apoia diariamente cerca de 500 utentes, nas suas respostas sociais de apoio a idosos, a crianças e provisão de refeições a famílias carenciadas. As suas igrejas, capelas e cemitério, através da celebração eucarística diária nas nossas igrejas e outras práticas de culto católico acompanham também dezenas de pessoas. A Farmácia Social recebe milhares de clientes por mês e o seu excedente líquido, à semelhança das rendas e rendimentos financeiros, visam apoiar e assegurar a prática das Obras da Misericórdia. A Misericórdia de Braga tem em desenvolvimento dois projetos sociais. Em junho de 2016 iniciou-se o serviço do RLIS SAAS – Serviço de atendimento e acompanhamento social -, e em outubro de 2016 deu-se início à execução do Eixo III do CLDS 3G – Contratos locais de desenvolvimento social 3G relativo à capacitação das instituições e da comunidade, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Braga (entidade executora e coordenadora do projeto) e com o Centro Social e Paroquial de Santo Adrião. Estes projetos assentam no desenvolvimento das atividades delineadas em Plano de Ação Trianual e aprovado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

RLIS – Rede Local de Intervenção Social


O SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social é uma resposta social da SCMB, tutelada pela Segurança Social, que assegura o atendimento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

Objetivos do SAAS:


 Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação; Apoiar em situações de vulnerabilidade social; Prevenir situações de pobreza e de exclusão social; Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social; Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional; Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social.

O que fazemos?


✔ Atendimento, informação e orientação de indivíduos e famílias, de acordo com os seus direitos e deveres;✔ Encaminhamento e acompanhamento social adequado a cada situação;✔ Planeamento e organização da intervenção social; ✔ Contratualização no âmbito da intervenção social; ✔ Dinamização de parcerias e actividades de acordo com as problemáticas apresentadas;✔ Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional;✔ Atribuição de prestações de carácter eventual com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica.

Técnica Joana Barbosa Email: saas.joana.scmb@gmail.comTécnica Maria de Fátima Campos Email: saas.mfatima.scmb@gmail.comTécnica Maria João Campos Email: saas.mjoao.scmb@gmail.comTécnica Célia Silva Email: saas.celia.scmb@gmail.comCoord. António Pedro Pereira de Lima Email: saas.rlisscmbraga@gmail.com

Morada: Av. Artur Soares, nº 324 – fracção BC - Freguesia de S. Vicente 4700-363 Braga Telem. Geral: 932 115 898 // Email: saas.rlisscmbraga@gmail.com

Horário Atendimento: 10:00/ 13:00 – 14:00/ 17:30

Cantina Social

A quem se destina?

É um serviço ou equipamento social que têm como objectivo a ajuda alimentar as pessoas e famílias mais carenciadas.

Localização: Rua abade da Loureira nº 200 Braga Tlf. 253050607