Outras Actividades

A Misericórdia de Braga apoia diariamente cerca de 500 utentes, nas suas respostas sociais de apoio a idosos, a crianças e provisão de refeições a famílias carenciadas. As suas igrejas, capelas e cemitério, através da celebração eucarística diária nas nossas igrejas e outras práticas de culto católico acompanham também dezenas de pessoas. A Farmácia Social recebe milhares de clientes por mês e o seu excedente líquido, à semelhança das rendas e rendimentos financeiros, visam apoiar e assegurar a prática das Obras da Misericórdia. A Misericórdia de Braga tem em desenvolvimento dois projetos sociais. Em junho de 2016 iniciou-se o serviço do RLIS SAAS – Serviço de atendimento e acompanhamento social -, e em outubro de 2016 deu-se início à execução do Eixo III do CLDS 3G – Contratos locais de desenvolvimento social 3G relativo à capacitação das instituições e da comunidade, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Braga (entidade executora e coordenadora do projeto) e com o Centro Social e Paroquial de Santo Adrião. Estes projetos assentam no desenvolvimento das atividades delineadas em Plano de Ação Trianual e aprovado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. Em Dezembro de 2019 iniciou o acordo de cooperação atípico para um SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.

SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social


O SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social é uma resposta social da SCMB, tutelada pela Segurança Social, que assegura o atendimento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.
Objetivos do SAAS:
 Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação; Apoiar em situações de vulnerabilidade social; Prevenir situações de pobreza e de exclusão social; Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social; Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional; Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social.
O que fazemos?
✔ Atendimento, informação e orientação de indivíduos e famílias, de acordo com os seus direitos e deveres;✔ Encaminhamento e acompanhamento social adequado a cada situação;✔ Planeamento e organização da intervenção social; ✔ Contratualização no âmbito da intervenção social; ✔ Dinamização de parcerias e actividades de acordo com as problemáticas apresentadas;✔ Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional;✔ Atribuição de prestações de carácter eventual com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica.

Colaboradores:



Técnica Joana Barbosa Email: saas.joana.scmb@gmail.com
Técnica Maria José Pires Email: saas.maria.scmb@gmail.com
Técnica Célia Silva Email: saas.celia.scmb@gmail.com
Coord. António Pedro Pereira de Lima Email: saas.coordscmbraga@gmail.com

Morada: Av. Artur Soares, nº 324 – fracção BC - Freguesia de S. Vicente 4700-363 Braga Telem. Geral: 932 115 898 // Email: saas.geralscmbraga@gmail.com

Horário Funcionamento:

Dias Úteis: 9:30/ 13:00 – 14:00/ 18:00

Horário Atendimento:

Segunda-feira: 10:00/13:00

Terça-feira: 10:00/13:00 e 14:00 /17:30

Quinta-feira: 10:00/13:00 e 14:00 /17:30

MakeBraga CLDS 4G

MakeBraga CLDS 4G Santa Casa da Misericórdia de Braga – Contrato Local de Desenvolvimento Social de Braga, resulta da parceria entre a Cáritas Arquidiocesana de Braga e o Centro Cultural e Social de Santo Adrião, pretendendo dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo CLDS 3G.

Com um Plano de Ação único e comum às instituições convidadas, diverge apenas no território de atuação de cada um dos Projetos, na promoção e coesão social, mobilizando a ação integrada dos agentes e recursos localmente disponíveis.

O Projeto, financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, constitui-se como meio para o alcance dos objetivos e desafios definidos nos domínios de investimento do Plano de Desenvolvimento Social de 2015 – 2021 do concelho de Braga.

O MakeBraga CLDS 4G desenvolve a sua ação em torno de dois eixos de atuação (Eixo 1: Emprego, formação e qualificação e o Eixo 4: Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários), tendo como principais objetivos específicos:


Promover o emprego, a qualificação e a inclusão, bem como o estímulo de capacidades empreendedoras na população.

Ativar experiências de desenvolvimento pessoal e social com a comunidade, potenciando a sua autonomização e participação social inclusiva.

Capacitar os agentes locais como alavanca de desenvolvimento e coesão territorial.

Capacitar os territórios para a atuação em situações de emergência e calamidades.

Implementar medidas de prevenção e sensibilização para as questões ambientais.

Facilitar processos de Inovação Social.


Território de atuação do MakeBraga CLDS 4G Santa Casa da Misericórdia de Braga (Projeto 3):

CSIF do Monte Sameiro e Alto Este (Espinho, Pedralva, Sobreposta, União de Freguesias Nogueiró e Tenões, União de Freguesias Nogueira, Fraião e Lamaçães, Gualtar e União de Freguesias Este S. Pedro e Este S. Mamede); CSIF de Varandas do Este (Priscos, Ruílhe, Tadim, Tebosa, União de Freguesias Arentim e Cunha e União de Freguesias Fradelos e Vilaça); e a CSIF de Veiga do Penso (Figueiredo, Lamas, União de Freguesias Escudeiros, Penso S. Vicente e Penso Santo Estêvão, União de Freguesias Morreira e Trandeiras, União de Freguesias Guizande e Oliveira de S. Pedro e Esporões).


Colaboradores:


Coordenadora: Maria João Fernandes Campos

Técnica Superior de Serviço Social: Maria de Fátima Torres de Campos

Técnica Superior de Gestão: Ana Filipa Amorim Noivo



Morada:

Rua Escola de Enfermagem - Braga

Tlf: 253201411

E-Mail: scmb.coordenacao.makebragaclds4g@gmail.com

Horário Funcionamento:

Dias Úteis: 9:30/ 12:30 – 14:00/ 17:30

Cantina Social

A quem se destina?

É um serviço ou equipamento social que têm como objectivo a ajuda alimentar as pessoas e famílias mais carenciadas.

Localização: Rua abade da Loureira nº 200 Braga Tlf. 253050607