Culto e actividades Religiosas

HORÁRIO DAS MISSAS:

Igreja da Misericórdia

Domingo 9,30 h

Semana 9,30 h

Igreja do Hospital

Domingo 10,25 h

Semana 15,55 h

Tela do altar da Igreja da Misericórdia

Actividades Suspensas COVID19

21 de Março e 11 de Julho , Missa solene, em honra de S. Bento do Hospital

Março. Sagrado Lausperene na Igreja da Misericórdia

Abril. Sagrado Lausperene na Igreja da São Marcos

25 de Abril. Dia de São Marcos

Procissão de Quinta-Feira Santa

A procissão de Endoenças, também conhecida por procissão do Senhor da Cana Verde ou mais popularmente conhecida como procissão do Senhor Ecce-Homo, tem lugar na noite de Quinta-Feira Santa. Esta cerimónia tem origens na visita que outrora se efectuava às sete Igrejas, inspirada nas Sete Estações Romanas, como reza o Compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Braga, reflectia «a penitência aos fiéis cristãos que reconheceram seus pecados, e por eles quiseram fazer alguma satisfação penal nos dias em que o mesmo Filho de Deus quis pagar por nós derramando Seu precioso sangue».

A realização desta procissão é expensas das Santas Casas da Misericórdia, instituídas em Portugal pela rainha D. Leonor, em 1498. Ainda hoje, é a estas instituições que cabe a tarefa de promover e organizar esta solenidade e por isso considerada a Festa da Irmandade, à qual todos os Irmãos eram então obrigados a assistir. O papel desempenhado outrora pelos Irmãos foi hoje parcialmente substituído pelo figurado que integram o cortejo religioso.

Na cidade de Braga, a procissão da noite de Quinta-Feira Santa tem como figura central a imagem do Senhor Jesus Cristo "Andor do Senhor da Cana Verde" coroado de espinhos, com as mãos atadas, segurando um ceptro, figurado numa cana verde.

A procissão, pelas suas características, é uma das solenidades da Semana Santa mais participada pelos bracarenses e por fiéis de todo o país e da vizinha Galiza que nesta noite enchem a cidade de Braga para assistir.

Os farricocos neste dia, percorrem a cidade descalços e com os seus hábitos de penitentes e com as suas matracas para chamarem os irmãos da Misericórdia para a procissão da noite.

8 de Setembro

Dia de Nossa Senhora da Misericórdia

Procissão de Defuntos - 1 novembro

No dia 1 de Novembro, ás 15,30 horas no Cemitério de Monte D`Arcos realiza-se a tradicional Procissão de Defuntos.

Sai da Capela Privativa da Santa Casa da Misericórdia, percorre o recinto do Cemitério e na qual se incorporam as Irmãs, os Irmãos e todas as pessoas que o pretendam fazer, terminando com Missa na Capela do Cemitério Municipal, às 16,00 horas.


Igreja da Misericórdia.pdf


Igreja S Marcos do Hospital.pdf