Qualidade
MISSÃO, VISÃO E VALORES
MISSÃO
Dentro do espírito das 14 Obras de Misericórdia, praticar o bem à luz da moderna doutrina social da Igreja, dando resposta às necessidades emergentes das crianças, idosos, suas famílias e comunidade em geral.
VISÃO
Ambicionamos ser uma referência no âmbito dos serviços prestados, aumentando a satisfação dos nossos utentes/clientes e adequando as respostas sociais às necessidades da comunidade, de forma sustentável.
VALORES
• Dignidade, na aceitação e no respeito pela individualidade;
• Solidariedade, na prestação dos serviços e nas relações profissionais;
• Confidencialidade, na informação necessária ao exercício da função e nos serviços prestados;
• Privacidade, respeitar espaços e tempos afetos à fruição dos utentes;
• Rigor, tomar decisões com base em factos e executar tarefas e registos conforme definido nos procedimentos;
• Integridade, respeitar os deveres e os direitos de todas as partes interessadas e as regras organizacionais de conduta.
POLÍTICAS
POLÍTICA DA QUALIDADE
A Política da Qualidade da Santa Casa da Misericórdia de Braga tem como base as orientações articuladas nos seus eixos estratégicos de atuação e serve de enquadramento aos seus objetivos a longo prazo, assentes nos seguintes pressupostos:
Qualidade e respostas sociais A Santa Casa da Misericórdia de Braga orienta a prestação do serviço nas suas respostas sociais no sentido da promoção global da qualidade de vida dos utentes, indo ao encontro das suas necessidades e expetativas e tendo em conta o seu contexto. Através do fomento da participação dos utentes e de uma atuação multidisciplinar, concorre para a promoção dos seus direitos, autodeterminação e inclusão como cidadãos de plenos direitos.
Inovação e desenvolvimento A Santa Casa da Misericórdia de Braga considera que a introdução de produtos, serviços e métodos inovadores, a par da utilização de equipamentos e dispositivos tecnologicamente avançados permite flexibilizar e focar o apoio nas necessidades atuais e futuras dos utentes, robustecendo a capacidade de superar os desafios com que se vai deparando.
Relação com a comunidade A Santa Casa da Misericórdia de Braga considera essencial a cooperação com a comunidade para explorar sinergias que potenciem a qualidade dos serviços prestados, garantem a multidisciplinariedade e o desenvolvimento de percursos individuais ajustados e coerentes para os seus utentes.
Recursos humanos A Santa Casa da Misericórdia de Braga considera que os seus recursos humanos são o fator essencial para a diferenciação e qualidade do serviço prestado aos utentes. Valoriza as suas ideias e contributos e aposta no reforço das suas competências e na motivação enquanto elemento promotor do comprometimento e da promoção de uma cultura da qualidade integrada e abrangente.
Gestão com sustentabilidade A Santa Casa da Misericórdia de Braga considera essencial pautar a sua gestão por uma governação coerente e vocacionada para a promoção de boas práticas, inovação e responsabilidade social corporativa. Promove o planeamento, a melhoria contínua e a utilização eficiente de recursos de forma a atingir os objetivos ambiciosos com que se compromete.
POLÍTICA DOS RECURSOS HUMANOS
A Santa Casa da Misericórdia de Braga considera que a chave do seu sucesso são os colaboradores.
Por forma a que estes sejam um efetivo elemento diferenciador na sua prestação do serviço, aposta na:
• Promoção de uma cultura de qualidade baseada na melhoria de competências;
• Aplicação de princípios éticos e de orientação para o bem-estar profissional e pessoal;
• Implementação de processos de recrutamento baseado em competências;
• Avaliação do desempenho como motriz para a retenção, progressão na carreira e desenvolvimento pessoal.
POLÍTICA DA ÉTICA E BEM-ESTAR
A Santa Casa da Misericórdia de Braga pauta a sua atuação por valores éticos de:
• Privacidade;
• Integridade;
• Confidencialidade;
• Rigor;
• Solidariedade;
• Dignidade.
Adota como práticas fundamentais o respeito pelos utentes, a qualidade no trabalho, a segurança, a retidão, a confidencialidade e a preservação da boa imagem da instituição, direcionadas para a prevenção do abuso físico, mental e financeiro, assim como de riscos desnecessários e pretende que os seus princípios éticos sejam a garantia da equidade no tratamento que aproxima e promove o bem-estar e a satisfação de todas as partes interessadas com a instituição.
POLÍTICA DA INCLUSÃO E PARTICIPAÇÃO
A Santa Casa da Misericórdia de Braga reconhece a importância do compromisso relativamente à inclusão social, envolvendo utentes, colaboradores e restantes partes interessadas nesse desígnio. As atividades indutoras da inclusão são transversais à sua atuação e desenvolvidas no planeamento, implementação e avaliação dos serviços, assentando na participação ativa, abrangente e representativa de todas as partes interessadas.